VALHA-NOS OS TRAVÕES QUANDO FALHAM OS SINAIS!
Uma recente alteração à circulação rodoviária, entre o fim do Ramalho e o início da Estrada Regional da Relva junto do acesso à via rápida Aeroporto – Ponta Delgada, na minha presença, já levou à ocorrência de dois acidentes.
Confesso que depois da alteração, eu próprio, a primeira vez que ali passei, tive de travar a fundo e não fosse eu um típico condutor «congruente assertivo!» teria engrossado as estatísticas regionais, com mais um acidente de viação.
Sou tentado a eleger o exemplo como a melhor demonstração das barbaridades que se cometem ao nível da sinalização. Ou se preferirem de outra forma, o exemplo demonstra a mais profunda falta de formação de alguns daqueles que têm a incumbência de sinalizar as vias desta região, senão atente.
Quem tradicionalmente circulava no sentido Relva – Ponta Delgada, para entrar na via rápida Aeroporto – Ponta Delgada, tinha um stop. Provavelmente, devido a alguns congestionamentos verificados o stop foi removido e colocado na via contrária no sentido Ponta Delgada – Relva. Até aqui tudo bem!
O primeiro problema, menor por sinal, resultou do facto de quem circular na via com a configuração de recta passou a ter de parar a favor de quem se cruza na via pela esquerda. O segundo problema é que o sinal stop, violando as regras, foi colocado no lado esquerdo em vez de no direito. (Bom, na realidade até podia ser colocado na esquerda, mas desde que em simultâneo fosse colocado outro na berma do lado direito.) O terceiro problema resulta do facto de terem sido postas no pavimento as marcas de stop, talvez para poupar tinta, apenas na intercepção das vias, sem qualquer sinalização prévia.
A junção dos vários pequenos problemas descritos produz uma autêntica armadilha aos que ali circulam a avaliar pelo número de acidentes e muitas mais travagens a fundo.
Pessoalmente diligenciei para que se procedesse à correcção da situação sugerindo que fossem colocadas bandas sonoras para indicar a proximidade de um sinal de stop e levar os condutores a reduzirem a velocidade, obviamente além da colocação de mais um sinal de stop no lado direito, ou na falta de mais um sinal, a simples troca daquele que se encontra do lado esquerdo para o lado direito, conforme regulamento estradal.
No tempo que medeia a escrita da presente crónica e a sua publicação, talvez o problema já tenha sido corrigido, no entanto fica a abordagem em jeito de apelo para o futuro, aos responsáveis pela sinalização das vias públicas da região para que, por favor, não atentem contra a segurança rodoviária. Num período em que tanto se está a investir em novas vias panorâmicas e no seu embelezamento não se pode ignorar a segurança. Pior que não colocar sinalização é colocá-la de forma errada!
Confesso que depois da alteração, eu próprio, a primeira vez que ali passei, tive de travar a fundo e não fosse eu um típico condutor «congruente assertivo!» teria engrossado as estatísticas regionais, com mais um acidente de viação.
Sou tentado a eleger o exemplo como a melhor demonstração das barbaridades que se cometem ao nível da sinalização. Ou se preferirem de outra forma, o exemplo demonstra a mais profunda falta de formação de alguns daqueles que têm a incumbência de sinalizar as vias desta região, senão atente.
Quem tradicionalmente circulava no sentido Relva – Ponta Delgada, para entrar na via rápida Aeroporto – Ponta Delgada, tinha um stop. Provavelmente, devido a alguns congestionamentos verificados o stop foi removido e colocado na via contrária no sentido Ponta Delgada – Relva. Até aqui tudo bem!
O primeiro problema, menor por sinal, resultou do facto de quem circular na via com a configuração de recta passou a ter de parar a favor de quem se cruza na via pela esquerda. O segundo problema é que o sinal stop, violando as regras, foi colocado no lado esquerdo em vez de no direito. (Bom, na realidade até podia ser colocado na esquerda, mas desde que em simultâneo fosse colocado outro na berma do lado direito.) O terceiro problema resulta do facto de terem sido postas no pavimento as marcas de stop, talvez para poupar tinta, apenas na intercepção das vias, sem qualquer sinalização prévia.
A junção dos vários pequenos problemas descritos produz uma autêntica armadilha aos que ali circulam a avaliar pelo número de acidentes e muitas mais travagens a fundo.
Pessoalmente diligenciei para que se procedesse à correcção da situação sugerindo que fossem colocadas bandas sonoras para indicar a proximidade de um sinal de stop e levar os condutores a reduzirem a velocidade, obviamente além da colocação de mais um sinal de stop no lado direito, ou na falta de mais um sinal, a simples troca daquele que se encontra do lado esquerdo para o lado direito, conforme regulamento estradal.
No tempo que medeia a escrita da presente crónica e a sua publicação, talvez o problema já tenha sido corrigido, no entanto fica a abordagem em jeito de apelo para o futuro, aos responsáveis pela sinalização das vias públicas da região para que, por favor, não atentem contra a segurança rodoviária. Num período em que tanto se está a investir em novas vias panorâmicas e no seu embelezamento não se pode ignorar a segurança. Pior que não colocar sinalização é colocá-la de forma errada!
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